Esboço ou Manuscrito


SERMÕES MANUSCRITOS

Pregadores não são atores. Nós não temos que memorizar o nosso " roteiro", Muitos pregadores eficazes fazem uso de um manuscrito de 12 páginas para o púlpito. Da mesma forma, os pastores não são comediantes stand-up. Nós não somos obrigados a "subir ao palco" armado apenas com alguns pensamentos rabiscados em um pedaço de papel, embora muitos bons pregadores usam apenas um esboço simples. Existem vantagens e desvantagens em ambas abordagens.
Um manuscrito completo permite criar frases mais impactantes, que tendem a ficar na mente do ouvinte. A abordagem manuscrita protege você de tangentes que podem levá-los longe dos principais pontos do texto. A desvantagem de um manuscrito é que você está tentando interagir mais com as anotações do que com Deus e com as pessoas. É mais difícil seguir o impulso do Espírito, quando você está trancado em uma direção específica.

O USO DE ESBOÇO

Os benefícios de um esboço é que você mantem todo o conteúdo na sua frente e tende a mover-se de forma consistente nesse sentido. Usando menos notas significa que o contato visual e interação com as pessoas vai acontecer com mais frequência. Muitas pessoas que usam esboços dizem que vão para o púlpito com uma sensação de liberdade e confiança por isto não podem usar um manuscrito.
A desvantagem de um esboço é que é fácil perder detalhes importantes do texto. Esboços, podem levar os pregadores a pregar mais, porque eles são tentados a perseguir os pensamentos que ocorrem a eles no momento da pregação. Além disso, o humor e ilustrações são geralmente pouco desenvolvidos e não podem transmitir o seu significado pretendido.

ENTRE UM E OUTRO

Eu uso algo entre um esboço e um manuscrito. Eu escrevo certas partes do sermão na íntegra.
As partes são frases que eu acho que vai ajudar a expor o texto, frases que vão ficar com as pessoas.
Costumo fechar o sermão, deixando as pessoas com perguntas para mastigar. Quando eu faço isso, eu escrevo com muito cuidado e, geralmente, projeto-os em uma tela para focar a congregação sobre as questões.
Mas eu também vou ao púlpito com pontos que destacam as grandes ideias que quero comunicar. Isso me permite manter o sermão avançar em um fluxo lógico e, mais importante, deixa espaço para ouvir o Senhor no "momento de pregação. Me permite parar em um determinado versículo ou pular uma ilustração especial como o Espírito conduz.

Não há uma maneira bíblica prescrita para preparar e entregar o seu sermão, o que significa que você tem liberdade para explorar o seu estilo particular, de como se preparar um sermão e proclamar o evangelho.

Estou disponibilizando notas pregação de diversos pastores bem conhecidos (Norte-Americanos), mostrando-lhe o que eles levam consigo para o púlpito.

Joshua Harris 








0 comentários:

Postar um comentário

 

Siga Essa Página

ÚLTIMO VÍDEO EM PALAVRA E VIDA TV

CLIQUE NO BOTÃO PARA SE INSCREVER EM NOSSO CANAL





SEJAM BEM VINDOS

AQUI VOCÊ ENCONTRA CONTEÚDO DE QUALIDADE SOBRE: PREGAÇÃO, VIDA CRISTÃ E LIDERANÇA


Image and video hosting by TinyPic